domingo, 4 de dezembro de 2011

Compra na Planta.

Como prometido no post passado, vou passar aqui as experiencias que tive, com a compra de um apartamento na planta. E vou começar bem do inicio do processo.

Quando eles fazem o pré lançamento do imóvel, tem muitas vantagens se você estiver certo da compra, já tiver feito bastante pesquisa de mercado e etc., porque ? Porque no pré lançamento paga-se no minimo R$ 25mil a menos do que no lançamento. Já a compra no lançamento ou 2 anos depois não se muda muito, tendo em vista que nesses dois anos vai aumentar pouco mais de R$10mil, e você tendo em vista que em 2 anos você já terá como fazer pesquisa, de como está o andamento da obra, se os que já compraram estão satisfeitos com a construtora, se pelo o andar da obra ela ficará pronta ou ira atrasar, e pelo lado financeiro os 10mil que muda do valor não é muito, se comparado ao valor de INCC que é cobrado durante a obra. Onde está a vantagem a forma de pagamento, já que em 2 anos você paga cerca de 60% do valor do apartamento em parcelas mais suaves que um financiamento de banco, e na hora de financiar fica mais fácil  já que o valor a comprovar não é tão alto.
Falando de experiência comprei o meu o ano passado (Jan/2010), com data prevista para dezembro/2010, dei uma boa entrada, paguei 40% até a entrega da chave, e quando foi para pagar essa parcela de "chave" em novembro/2010 me deram a opção de quitar o valor restante com 0,6% de desconto o que seria excelente pois em 1 ano aumentou no meu saldo devedor exatamente 0,6%. Então pagamos, mas o apt não saiu, e quando realmente falaram vai sair, não sabíamos como seria o processo a construtora não sabia nos orientar direito. E esse processo pós compra é muito simples. Vamos ao passo ao passo.


  • Você é convocado para fazer uma vistoria, se estiver tudo de acordo com memorial descritivo você aprova, se não, fica fazendo até que resolvam todas as pendencias.
  • A legislação diz que precisa-se cerca de 75% das vistorias aprovadas para a convocação de instalação de condomínio (mas dificilmente as construtoras seguem).
  • Após a instalação de condomínio os apartamentos já quitados ou pagos com financiamento bancário e vistorias aprovadas, pegam as chaves, eles dizem 48hs. (No meu caso foram 4dias)
  • O registro no cartório para quem faz financiamento é imediato após a assinatura do contrato com o banco, já para quem quitou com recursos próprios a construtora tem que enviar documento de quitação e dar baixa na hipoteca do seu imóvel (pois todo imóvel assim é hipotecado ao banco financiador da obra), e te enviar o Termo de quitação. Depois disso é só procurar o cartório da cidade do imóvel.a
  • Para quem vai financiar, o processo é demorado, cansativo e a construtora geralmente não facilita...rs
  • Geralmente a construtora indica uma empresa para fazer todos os tramites, dizendo que tudo será facilitado. No caso do meu condomínio, não foi bem assim. Somos em 240 pessoas nesse primeiro momento (o empreendimento tem 4 torres divididas em 2 fases), dessas 240, pouco mais de 80% vai financiar, e acreditem desde que saiu o habite-se e o condominio foi instalado a 2 semanas, apenas 1 pessoal está  com o contrato assinado, porque ela foi atrás, colou na construtora, correu atrás de tudo sozinha. Quem contratou a empresa que a construtora indicou, vai ficar pelo menos mais 3 semanas ai esperando sair. Porque, porque a construtora demorou para mandar a documentação necessária. Então A DICA é se você tem pressa, urgência, corra atrás pois a empresa não pressionar a construtora como você.
Bom pessoal a minha experiencia foi essa. Espero que ela seja útil a vocês.

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário